A Dama do Crime



"Mas, ele foi assassinado, não foi?"
Cora Lansquenet - Depois do Funeral 


Desde que me entendo por gente sou encantada  pela obra da escritora britânica mais famosa de todos os tempos: Agatha Christie. Seus livros tem a capacidade de me transportar para todo um clima de mistério, intriga, venenos e heranças, e, ainda, as cidadezinhas britânicas e suas linhas de trens, seus jardins, chás,  yorkshires puddings e senhorinhas das mais variadas personalidades. A escritora recordista em vendas é a segunda mais traduzida do mundo (mais de 2 bilhões de cópias vendidas!) perdendo apenas para William Shakespeare. 

Sua carreira começou por causa de uma aposta. Sua irmã a desafiou dizendo que ela não seria capaz de escrever um bom livro de detetive. Aposta aceita, Agatha Christie escreve seu primeiro romance policial The Misterious Affair of Styles (O Misterioso Caso de Styles, em português). Nele, o incrível detetive belga, Hercule Poirot, faz sua primeira aparição. O extravagante detetive estrangeiro muitas vezes é olhado com desconfiança e desprezo, até surpreender a todos com seu raciocínio sempre afiado e arguto, desmascarando os mais variados criminosos do universo Agatha Christie. 

Mas não é só o detetive belga que tem celulazinhas cinzentas capazes de desmascarar o criminoso mais frio e calculista. Miss Marple, profunda conhecedora da natureza humana, Tommy and Tuppence, Coronel Race e outros figuram brilhantemente em suas histórias. Cada fã tem seu detetive predileto. Já eu me contentaria em ver Hercule Poirot e Miss Marple trabalhando juntos num caso. Mas essa, a querida Dama do Crime ficou me devendo! Mas está devidamente perdoada, já que nos deixou um legado de 93 livros e 17 peças teatrais. 

Alguns dos meus favoritos são:


1- Os Dez Negrinhos / The Little Niggers, 1939
2- Os Crimes ABC / The ABC Murders, 1936
3- Depois do Funeral / After the Funeral, 1953
4- Assassinato no Nilo / Death on the Nile, 1937
5-Asssassinato no Campo de Golfe / The Murder on the Links, 1923
6- Um Brinde de Cianureto / Sparkling Cyanide, 1945




Muitas obras da querida Dama do Crime receberam adaptações para o cinema, teatro, televisão e rádio. Falando nisso, estreia nas telas do cinema no próximo dia 30 (no Brasil) Assassinato no Expresso do Oriente, com um elenco de primeira! 

Dedinhos cruzados para que o filme seja tão bom quanto o livro.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo Expedito - O Santo das Causas Urgentes

CARTA DO ANO DE 2021 - ARCANO XXI - O MUNDO

Mirtha Dermisache